Normas e Instruções

Cronograma

Data de Início
Data de Fim
Submissão Resumos
23/02/2024
06/05/2024
Divulgação Aprovados e Premiados
20/06/2024

Submeta o seu Resumo

Atenção: a partir desta edição do Congresso SBTMO, os resumos deverão ser elaborados obrigatória e unicamente em inglês.

Após ler atentamente as normas e instruções apresentadas nesta página, acesse o sistema de submissão de resumos para enviar seu trabalho ao XXVIII Congresso SBTMO 2024. 

Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais do Congresso, em edição especial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT), o periódico científico oficial da SBTMO.

Melhores Trabalhos do Congresso

Em incentivo à Programação e Produção Científica, durante o Congresso, os melhores trabalhos concorrerão ao prêmio:

  • Prêmio Mary Flowers para o melhor trabalho em aspectos clínicos do TCTH
  • Prêmio Júlio Voltarelli para o melhor trabalho em terapia celular e pesquisa básica
  • Prêmio Fani Job para o melhor trabalho multidisciplinar
  • Prêmio Ricardo Pasquini – Jovem Cientista para o melhor trabalho de autor com idade igual ou menor 35 anos 
  • Prêmio Carmem Bonfim de melhor trabalho na área de Pediatria
  • Prêmio Alírio Pfiffer de melhor trabalho na área de Falência Medular 
  • Prêmio Nelson Hamerschlak e Marcelo Pasquini para o melhor trabalho na área de Gerenciamento de Dados
  • Prêmio José Roberto Morais de melhor trabalho na área de Histocompatibilidade

Os trabalhos selecionados na categoria oral serão apresentados durante o programa do Congresso, no dia 31 de julho de 2024, na sala Ângela Gutierrez, das 08h às 17h. Os resumos categoria Multidisciplinares serão apresentados na sala Belchior, de 16h30 às 17h30.

Os trabalhos selecionados como Melhores do Congresso serão apresentados em sessão especial, no dia 02 de agosto de 2024, na sala Plenária Raquel de Queiroz, de 10h15 às 12h.

A data da exposição de pôsteres terá início a partir das 08h do dia 31 de julho de 2024 e término em 02 de agosto de 2024, até 16h.

Das Áreas e Subáreas

  1. TCTH Alogênico
  2. TCTH Autólogo
  3. Temas no TCTH Pediátrico
  4. Complicações Infecciosas
  5. Complicações Não-Infecciosas
  6. Multidisciplinar
    1. Enfermagem
    2. Farmácia
    3. Fisioterapia
    4. Nutrição
    5. Odontologia
    6. Psicologia
    7. Serviço Social
    8. Terapia Ocupacional
    9. Outros
  7. Qualidade e Gerenciamento de dados
  8. Hemoterapia e Terapia Celular
  9. Histocompatibilidade
  10. Ligas Acadêmicas (eixo temático restrito apenas a membros de ligas acadêmicas)

Instruções Gerais Para Submissão De Resumos E Confecção De Pôster (Impresso)

  1. O resumo deverá ser produzido em um único idioma obrigatoriamente: o inglês. Não serão aceitos trabalhos em português (inclusive tabelas, imagens e figuras, bem como seus respectivos títulos devem estar em inglês). Caso haja palavras em outro idioma, o resumo será automaticamente desclassificado.
  2. A versão em inglês do resumo é obrigatória pois os trabalhos aprovados serão publicados no periódico científico “Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy” (JBMTCT), na edição especial de Anais do XXVIII Congresso SBTMO 2024.
  3. A submissão do resumo deve ser realizada exclusivamente por meio eletrônico, através do site do Congresso (observe atentamente as instruções que se seguem nesta página)
  4. O autor deve inserir seu resumo no sistema de submissão eletrônico, conforme indicação no formulário.
  5. Atente a preencher corretamente os nomes de autor e coautores, bem como seus vínculos institucionais e selecionar quem será designado o “apresentador”, caso o resumo seja selecionado como “Melhor trabalho” ou “Apresentação Oral”. A organização não se responsabiliza por ajustes a serem realizados após o período de submissão dos resumos. Portanto, antes de submeter o resumo, revise o trabalho com atenção. Após o encerramento do período de submissão, não serão aceitas mudanças.
  6. Além de preencher os dados no sistema de submissão conforme descrito no item acima, o autor deve também inserir seu resumo completo (Título, nome de autores, vínculos institucionais dos autores, texto do resumo e imagens/figuras e tabelas, se houver) no formato .doc ou .docx. para que, caso aprovado, o resumo seja publicado na edição “Anais do XXVIII Congresso da SBTMO”, no periódico “Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT)”.
  7. A elaboração do pôster é obrigatória apenas para resumos selecionados para essa categoria. O autor deverá produzir seu pôster em inglês, obrigatoriamente. Os pôsteres devem ser impressos conforme especificado no item “3” desta página.
  8. Para submeter o resumo, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso.
  9. Não há limite de número de trabalhos por autor, bem como não há limite de autores por resumo.
  10. Relatos de caso não serão aceitos. (Caso tenha um relato de caso, você pode submeter para uma das edições regulares do periódico científico oficial, o JBMTCT. Acesse https://www.jbmtct.com.br/ e confira as instruções aos autores)
  11.  

Normas Para Elaboração E Inscrição Do Resumo – Trabalho Científico

1) DA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO PARA INSERÇÃO NO SISTEMA DE SUBMISSÃO.

(INGLÊS)

Título

Até 300 caracteres, incluindo espaços. Redija o título em letras maiúsculas. O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo. Não utilizar abreviações, nome de autores e nome do centro no título. Caso haja menção a algum termo/palavra no título que permita identificar a autoria o resumo, o mesmo será automaticamente desclassificado.

Autores

Deve ser inserido o nome completo do autor principal e coautores na ordem direta e sem abreviações. Ex.: Jonh Doe Mackenzie.

Instituição

Os autores poderão inserir até dois vínculos institucionais atrelados ao seu nome, desde que as instituições sejam do mesmo estado, cidade, país.

Corpo do resumo

O conteúdo deverá ser inserido exclusivamente na plataforma do sistema de submissão, em espaço pré-determinado e indicado na plataforma para este fim.

O resumo deve ser estruturado e não deve exceder 3000 caracteres, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, assegurando o anonimato na avaliação. Caso haja algum termo/palavra que permita a identificação do centro ou de algum dos autores, o resumo será automaticamente desclassificado.

Deve conter, obrigatoriamente:

Introdução: o autor deverá apresentar a razão de realizar o trabalho.

Objetivo: pergunta do estudo, que deve ser respondida na conclusão.

Casuística: pacientes incluídos no estudo (se aplicável)

Método: a metodologia utilizada, incluindo método de análise estatística.

Resultados: destacar os principais resultados obtidos no estudo.

Conclusões: resposta ao objetivo, impacto sobre o conhecimento atual, próximos passos.

Devem ser apresentados em texto como único parágrafo, a serem incluídos no espaço destinado na plataforma de submissão de resumos.

Palavras-chave: as palavras-chave devem ser inseridas no campo indicado do formulário de submissão. Listar três.

Financiadores (não obrigatório): Indicar agentes financiadores da pesquisa, se houver

 

ATENÇÃO – sobre resumos que contenham imagens, tabelas e/ou figuras:

  • Caso haja imagens, tabelas e/ou figuras, estas devem ser inseridas no mesmo espaço destinado ao conteúdo.
  • Títulos e conteúdos de tabelas contam como caracteres, bem como títulos de figuras que não estejam integrados à imagem, contam caracteres.
  • Caso deseje inserir tabelas, imagens e/ou figuras e não perder número de caracteres, insira seu material como uma imagem .jpg – já com o título e referência (se houver) na imagem inserida.
  • Vide exemplo:
  1. Exemplo imagem/figura:

Referência: Bonfim C, Muratori R, Nichele S, et al. Haploidentical transplantation using post-transplantation cyclophosphamide for patients with Fanconi anemia: a multicentric retrospective study in Brazil. JBMTCT. 2023;4(Suppl 1):S20-1. Avaiable in https://www.jbmtct.com.br/seer/index.php/jbmtct/issue/view/17/20

B) Exemplo Tabela:

(Recomendamos salvar a tabela como imagem. Pode usar o recurso de fazer um “print” da tabela e salvar como imagem. Então, inserir no sistema, abaixo do resumo)

2) DA VERSÃO PARA OS ANAIS DO CONGRESSO

  • Os resumos aprovados serão publicados no  “Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy” (JBMTCT), na edição especial de Anais do XXVIII Congresso SBTMO 2024.
  • O resumo para os Anais deve ser inserido no sistema obrigatoriamente em arquivo .doc ou .docx e digitado em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo em todo o documento (incluindo tabelas), com margens de 2,5 cm e alinhamento à esquerda. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito
  • Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar por extenso a abreviatura e/ou sigla entre parênteses.

COMO SUBMETER:

  • No sistema de submissão de resumos haverá um campo específico para a inserção (upload) do arquivo do resumo em inglês. Verifique atentamente se o arquivo está completo – contendo nome do trabalho, autores e seus vínculos institucionais e a íntegra do resumo. Confira exemplos de como deve ficar à disposição de seu resumo na última edição os Anais, de 2023. https://www.jbmtct.com.br/seer/index.php/jbmtct/issue/view/17/20
  • Fique atento a inserir o título em caixa alta, bem como os nomes dos autores completos e os vínculos institucionais. Vide páginas 20-21 do periódico, como exemplos. https://www.jbmtct.com.br/seer/index.php/jbmtct/issue/view/17/20
  • IMPORTANTE: Imagens ou tabelas, se houver, deverão estar inseridas no corpo do documento de word.

3) DO PÔSTER IMPRESSO (Painel)

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE – VERSÃO IMPRESSO – POSTER – SBTMO 2024

  • Deverão ser autoexplicativos com riqueza de imagens, fotos e esquemas, relatando pesquisas ou casos clínicos;
  • Tamanho de 120 cm de altura x 90 cm de largura;
  • Cada painel será exposto por um dia, durante o Congresso”
  • É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
  • Os autores serão responsáveis pela montagem e desmontagem de seus trabalhos;
  • A Organização do Congresso não se responsabiliza por pôsteres fixados ou retirados fora do prazo estipulado;

4) Da Apresentação Oral e Melhores Trabalhos

  • A apresentação do trabalho oral deve respeitar o formato Power Point.
  • Não serão autorizadas apresentações de trabalhos através de videoaulas.
  • Respeitar o tempo estipulado para cada apresentação.
  • Comparecer na Sala VIP/Media Desk para descarregar a apresentação em Power Point do seu trabalho com no mínimo uma hora de antecedência.
  • Importante: o autor/coautor escolhido para apresentar oralmente o resumo deve impreterivelmente estar inscrito no congresso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Considerações éticas: Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais sempre que cabível. Informações que possam identificar uma pessoa participante de uma pesquisa não devem ser publicadas.
  • Os certificados de trabalhos serão disponibilizados online após a realização do Congresso.
  • Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Os trabalhos serão analisados levando em conta a originalidade, impacto que tem para o cuidado dos pacientes transplantados, bem como para a compreensão da ciência e prática relacionadas ao TMO. 
  • A Comissão Científica reserva-se o direito de designar a forma de apresentação do trabalho, se na modalidade apresentação oral ou ‘. A comissão avaliadora será soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação.
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se selecionado para apresentação oral durante o Congresso.
  • Ao submeterem seus resumos, os autores autorizam a SBTMO – Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea, a publicar o resumo com finalidade de divulgação do XXVIII Congresso da SBTMO 2024 em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer direito autoral.
  • Resumos incompletos, sem apresentação de resultados ou resumos de projetos, não serão aceitos.
  • Certifique-se de que o e-mail informado no cadastramento do trabalho e na inscrição do Congresso esteja correto, pois todas as informações serão veiculadas por meio dele.

Em caso de dúvidas, entrar em contato o atendimento SBTMO através do número (21) 98493-4613 (WhatsApp) ou e-mail comunicacao@sbtmo.org.br