Mensagem dos Presidentes

Caros colegas

Teremos a honra de sediar pela segunda vez o Congresso Brasileiro de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea da SBTMO, em Fortaleza, no Ceará, em 2024!

Trazemos conosco a representatividade de um povo tradicionalmente hospitaleiro, que ama o seu lugar, sua terra e tem como marca definidora a incansável batalha de vencer adversidades, pois somos filhos de um sertão agreste e, quando nascemos, sabemos claramente que a seca permeia toda nossa história e nos faz compreender a importância das chuvas, dos rios e de todas nossas inúmeras bacias hidrográficas e recursos naturais.

Neste cenário, iniciamos há mais de 15 anos o transplante de medula óssea em nossa região, uma parceria profícua do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o que foi um divisor de águas na vida de aproximadamente 900 pessoas, que já realizaram seus transplantes no Ceará, onde primamos por uma assistência humanizada, formação de novos profissionais e entendemos que este ciclo se complementa com a pesquisa científica.

Neste desafio de gerir o Congresso, estou acompanhado da vice-presidente do Congresso, Dra. Karine Sampaio, da Diretora Científica da SBTMO, Professora Dra. Carmem Bomfim e, como Presidente de Honra, nossa querida Professora Mary  E. Flowers, que dispensa apresentações por sua trajetória conhecida por todos e que ainda traz no sangue a força e a beleza das mulheres nordestinas, que com sua mansidão conquistam a todos com sabedoria e simplicidade.

O transplante de medula óssea consolidou-se nos últimos anos como o grande “game changer” na história da medicina. Os avanços na condução, maior conhecimento no manuseio de complicações infecciosas, controle da DECH, prevenção e tratamento de recaídas e a ampliação da idade dos pacientes, tornou o acesso a este procedimento cada vez mais seguro e com desfechos que nos estimulam a seguir em frente. A terapia celular, com sua revolução genética, nos coloca na fronteira moderna e promissora de um futuro inovador.

Nesta edição de nosso Congresso, teremos como tema principal: “TMO em constante Evolução”, visto que o maior conhecimento tem permitido uma seleção de doadores mais adequada e teremos a honra de estarmos juntos com a Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABHI), para aprofundarmos essa discussão. Isso sem falar de nosso Encontro Multidisciplinar, que chega a sua 27ª edição, e reúne os membros que compõe as equipes multi que atuam nos centros de TCTH brasileiros.

Toda essa evolução tem desafiado os limites e, neste contexto, vem à luz a importância da saúde mental, dos pacientes, dos cuidadores e dos profissionais de saúde envolvidos, com um especial destaque para as equipes multidisciplinares, que tornam o transplante de medula óssea um procedimento que se baseia na cooperação entre todos os envolvidos e deixa claro a necessidade de seguirmos juntos em busca de uma melhor condução para nossos pacientes.

Esperamos vocês! Vai ser muito arretado!

#TMOJuntos

Fraterno abraço.

Fernando Barroso Duarte
Presidente do XXVIII Congresso SBTMO 2024
Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea